Veja 6 benefícios da ervilha que controlam o colesterol, e protege o coração

A ervilha é considerada um alimento funcional, por seus inúmeros benefícios à saúde. Mas mesmo sendo fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, proteína, fibras, vitaminas e minerais, é importante saber qual variedade do alimento escolher. Os tipos de ervilha podem ser divididos em dois: o de vagem comestível, em que as sementes são consumidas junto com a vagem verde neste caso, pertence à família das hortaliças e recebe o nome de ervilha torta; há também o grupo de ervilhas para debulhar, cujas sementes são consumidas verdes ou secas, depois de separadas da vagem. É esta última variedade que encontramos à venda fresca in natura, congelada, enlatada ou seca.

0
129

Partindo da premissa de que quanto mais alimentos in natura as pessoas consumirem, maiores serão os benefícios à saúde, com a ervilha não seria diferente. A ervilha fresca é que a contém a maior concentração de nutrientes. Mas como dependendo da região ela pode ser mais difícil de ser encontrada, a versão congelada mantém praticamente todos os benefícios da versão in natura, além da praticidade por ser comercializada pré-cozida. No caso das congeladas, apenas é preciso observar se no pacote não há grandes cristais de gelo dentro. “Isso significa que em algum momento o alimento foi descongelado, o que pode levar a desenvolver algumas bactérias”, alerta Gisele Pontarioli Raymundo, nutricionista e professora do curso de nutrição da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

O controle sobre os níveis de colesterol é importantíssimo para a prevenção de doenças cardíacas. A vitamina B3 presente na leguminosa pode auxiliar nesse controle, reduzindo o teor de triglicérides, induzindo à redução do LDL (o colesterol “ruim”), e aumento de HDL (o colesterol “bom”). As fibras solúveis do alimento também entram nessa batalha, ajudando a diminuir a taxa de LDL, ao mesmo tempo em que ajudam a controlar a glicemia. Auxilia no emagrecimento O fato de a ervilha ser uma leguminosa com efeito antioxidante já ajudaria na perda de peso, por combater as inflamações causadas pelos radicais livres. Mas ela também tem baixo índice glicêmico e apenas 100 calorias em uma xícara.

Fonte: Viva Bem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


CAPTCHA Image
Reload Image