Entrevista com o Dr. Brunno Câmara

0
114

O biomédico Brunno Câmara se aventurou no mundo da Biomedicina sem ter muito conhecimento sobre o curso e a profissão. Durante a graduação, percebeu que muitas pessoas faziam a mesma coisa, então decidiu criar o blog Biomedicina Padrão (em 2009) para tentar ajudar a sanar as dúvidas sobre o curso.

Após completar sua graduação em Biomedicina, Brunno foi aprovado na seleção para residência multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas – UFG.

A residência multiprofissional é uma pós-graduação lato sensu para todas as profissões da área da saúde (exceto medicina), com o objetivo de ensinar na prática, e teoria também, uma área específica da profissão.

O programa tem duração de dois anos, sendo a carga horária de 5.760 horas. O aluno participará de 80% da carga horária com atividades práticas e 20% com atividades teóricas e é supervisionado por um profissional que trabalha no local onde acontece a residência e um tutor.

Passados alguns meses do término de sua residência, Brunno entrou para a área da docência, ministrando aula em uma Faculdade privada em Ceres – GO. Ao mesmo tempo deu início ao seu mestrado em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia) no IPTSP da UFG.

Na mesma época, foi convidado para ser coordenador do curso de especialização em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos, em Goiânia. No final do mestrado, foi aprovado como professor substituto da Faculdade de Farmácia da UFG para ministrar aulas de hematologia e líquidos corporais.

Recentemente, Brunno e sua esposa, Carolina Nobre, também biomédica, foram morar um ano no Canadá, para que ela pudesse fazer parte do seu doutorado (sanduíche) com incentivo da Capes. Lá, Brunno foi contratado por tempo determinado para ser assistente de pesquisa em um laboratório que trabalha com leucemias agudas pediátricas. Trabalhou com citometria de fluxo, cultura de células, isolamento de células tronco-hematopoiéticas de sangue de cordão umbilical e biologia molecular (engenharia genética).

Entrevista com o Dr. Brunno Câmara (parte 01)
Entrevista com o Dr. Brunno Câmara (parte 02)
Entrevista com o Dr. Brunno Câmara (parte 03)
Entrevista com o Dr. Brunno Câmara (parte 04)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


CAPTCHA Image
Reload Image