Roche lança teste capaz de identificar mais de 300 genes relacionados ao câncer.

As empresas Roche e Foundation Medicine desenvolveram um novo teste, recém lançado no Brasil, que pode ser considerado uma inovação para o diagnóstico e tratamento do câncer. Trata-se de uma biópsia líquida capaz de analisar 324 genes relacionados à doença.

0
91

Para realização do procedimento o paciente é submetido a uma coleta de sangue simples que, inclusive, não necessita de hospitalização, segundo matéria publicada na coluna Viva Bem no portal UOL. O exame apresenta uma grande vantagem, pois, a técnica pode ser indicada ao longo do tratamento para pacientes com qualquer tipo de tumor sólido, sendo uma substituição à biópsia tecidual ou que pode ser complementar.

O principal objetivo desse procedimento é fazer com que cada vez mais os tratamentos relacionados ao câncer sejam personalizados, possibilitando um diagnóstico mais assertivo e, consequentemente, agindo também na progressão da doença.

Resultado do exame

Após a realização da biópsia, o laudo do exame apresenta o resultado da análise dos 324 genes relacionados ao câncer, incluindo os biomarcadores recomendados pelas diretrizes científicas para implementação de terapias-alvo, além da avaliação da carga mutacional tumoral (TMB) e da instabilidade de microssatélites (MSI), que servem como parâmetros para auxiliar profissionais na tomada de decisão sobre a administração de  imunoterapias.

Esses resultados da análise também apresentam informação sobre a fração tumoral, que indica a probabilidade de encontrar alterações genômicas na amostra líquida, bem como estudos clínicos considerados relevantes de acordo com o perfil molecular de cada pessoa submetida ao teste.

Fonte: ICTQ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


CAPTCHA Image
Reload Image