Saco de lixo que inativa coronavírus é aprovado em teste da Unicamp

Uma empresa brasileira devolveu um saco de lixo que tem a propriedade de inativar o novo coronavírus (Sars-Cov-2), que causa a covid-19, e também outros vírus da mesma classe, como o Sars-Cov-1 e o Mers-Cov.

0
218

A capacidade antiviral do produto foi confirmada em testes realizados pelo Instituto de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que apontou que o material plástico foi capaz de inativar 99,9% das estruturas de Sars-Cov-2. Segundo a universidade, a tecnologia é inédita. A previsão da companhia que fabrica o Embalixo Antivírus, nome comercial do saco, é que ele esteja disponível no mercado nas próximas semanas.

Como é a tecnologia

No momento da fabricação, uma espécie de agente antisséptico é adicionado ao material plástico do produto. O composto age na membrana dos sacos de lixo e envolve o material. Ele tem a capacidade de inativar proteínas e gorduras, quebrando a estrutura genética dos vírus. Isso impede a transição para células humanas e, consequentemente, a contaminação.

A tecnologia teve sua eficácia aprovada em um teste virucida feito no laboratório da Unicamp, seguindo requisitos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Nos testes, além dos vírus da classe do coronavírus, o material foi capaz de inativar o H1N1 (causador da gripe) e adenovírus, que provocam resfriados e outros problemas respiratórios. Segundo a fabricante, os sacos de lixo também eliminam bactérias que provocam mau cheiro.

Para que sejam facilmente identificados por profissionais de limpeza e consumidores, o produto será fabricado na cor prata. Os sacos devem estar disponíveis nos “tamanhos” 15 litros, 30 litros, 50 litros e 100 litros, para serem usados em cestinhos de pia, banheiro e lixeiras maiores da casa.

É importante ter em mente que a capacidade antiviral dos sacos de lixo serve apenas como uma proteção extra para prevenir a covid-19 e não dispensa outros cuidados essenciais, como usar luvas e máscaras ao carregar e descartar os sacos de lixo e lavar bem as mãos após manuseá-los.

Fonte: UOL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


CAPTCHA Image
Reload Image