Cientistas encontram bactérias multiresistentes fora de ambiente hospitalar em Ribeirão Preto

0
452

Um estudo recente foi publicado no Journal of Global Antimicrobial Resistance, comprovou a existência de bactérias multirresistentes fora do ambiente hospitalar no país.

A bactéria Klebsiella pneumoniae é um dos principais patógenos causadores de infecções hospitalares e essa espécie está dentre as que mais apresentaram resistência antibiótica. O microorganismo pode habitar durante anos a microbiota de um mesmo indíviduo sem que este apresente qualquer sintoma.

Entretanto após uma queda imunológica provocadas por doenças, tratamentos e o próprio envelhecimento, a bactéria oportunista pode se manifestar na forma de infecções graves, feridas como escaras ou cirúrgicas e chegando a evoluir para sepse.

Na cidade de Ribeirão Preto (São Paulo), a pesquisa examinou espécies da bactéria em amostras de urina de 48 pessoas que apesar diagnosticadas com infecção urinária, não estavam hospitalizadas, sendo que em 60,4% das amostras os microorganismos foram classificados como multiresistentes.

Segundo os autores do artigo, algumas das bactérias apresentavam um perfil genético semelhante aos de cepas responsáveis por infecções hospitalares. A suposição seria de que essas pessoas, já teriam sido hospitalizadas e durante este período foram colonizados por esses organismos que apresentam resistência.

Fonte: Agência Fapesp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


CAPTCHA Image
Reload Image