Ministério da Saúde declara: Crianças de 6 meses a 1 ano devem ser vacinados contra o sarampo

0
199

A medida já estava sendo implementada na cidade de São Paulo e agora, a partir do dia 22 de agosto, por conta da crescente onda de casos de sarampo vai valer em todo o território nacional.

Todos os bebês de 6 meses até 1 ano deverão ser imunizados contra a infecção, a medida está em vigor até mesmo para cidades onde a doença ainda não foi detectada.

A chamada “dose zero” não está registrada no calendário nacional de vacinação, portanto ela não substitui as demais doses de proteção prolongadas que devem ser aplicadas normalmente.

O Secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira disse em coletiva de imprensa a ação é de cunho preventivo. No período de 19 de maio até o dia 10 de agosto,  tivemos 1680 casos confirmados em 11 unidades federais, sendo a maioria concentrada no estado de São Paulo.

Segundo Wanderson, em surtos anteriores as crianças na faixa etária de 1 ano para baixo foram as mais vulneráveis ao vírus. Os quadros se desenvolveram com maior frequência aumentando sua gravidade e até chegando a óbitos.

Além disso, os estados em situação de surto ativo que identificarem um caso de sarampo em alguma localidade foram orientados a vacinar todas as pessoas que possam ter tido contato com o suspeito em 72 horas. O chamado bloqueio vacinal, tem como recomendação a vacinação seletiva dessas pessoas, ou seja, pessoas comprovadamente imunizadas contra o vírus não precisam ser revacinadas.

O órgão acredita que com essa execução, cerca de 1,4 milhões de crianças serão protegidas contra a doença.

Fonte: Ministério da Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


CAPTCHA Image
Reload Image