OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA ESPORTIVA E DO EXERCÍCIO PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO INDIVÍDUO

0
335

Cada vez mais, nos dias atuais, é demonstrada a importância de se ter uma vida ativa, incluindo atividades esportivas e de exercícios físicos na rotina diária para uma qualidade de vida melhor.

Na medicina do esporte, segundo Carvalho et al. (1996), uma das estratégias utilizadas para prevenir, tratar e reabilitar os portadores com certos tipos de doenças— no sentido de diminuição do risco de mortalidade pelo acometimento doentio— é a prática contínua de atividade física. Também na medicina esportiva, afirma-se que, uma das grandes causas de doenças da atualidade, está no estilo de vida sedentário que está levando a grande maioria da população a sofrer com o excesso de peso, problemas cardiovasculares, respiratórios e outros tipos de acometimentos.

“O sedentarismo é condição indesejada e representa risco para a saúde”—          (CARVALHO et al.,1996, p. 79).

Segundo Weinberg e Gould (2001), no estudo em psicologia do esporte e do exercicio, a psicologia do esporte acredita que, através da prática esportiva e do exercício a pessoa
também é afetada psicologicamente.

De acordo com a revisão de literatura, mudanças significativas ocorreram no modo de viver das pessoas em sociedade. Os avanços científicos na área da saúde contribuíram para a prevenção e tratamento de certas doenças agudas. Nossos antepassados sucumbiam, na maioria das vezes, de infecções virais e bacterianas. No século XXI, as pessoas sofrem cronicamente devido ao estilo de vida sedentário e com hábitos como fumar ou em dietas com alto teor de gordura (STRAUB, 2005).

Nos dias atuais, praticar esportes e exercícios pode e deve ser considerada uma necessidade básica para uma vida saudável.

As atividades físicas e principalmente esportivas constituem-se nos melhores meios de
convivência humana (TUBINO, 2005).
Um dos fatores que fazem com que os escaladores estejam motivados com o seu esporte
são os ambientes desconhecidos e naturais que são submetidos, os desafios e a constante
superação dos limites.
“Desafios pessoais, mentais, físicos, motivação, persistência”;
“Sair da rotina do dia a dia e superar meus limites”;
“Conexão com ambientes desconhecidos e naturais”;

Conclusão

Por meio da análise dos dados qualitativos obtidos na presente pesquisa foi possível identificar, na visão dos pesquisados, os benefícios obtidos pelos indivíduos inseridos em
situações esportivas e de exercícios, e o quanto estes afetam as dimensões que determinam o bem-estar íntegro do indivíduo, proporcionando  lhe uma melhor qualidade de vida.

Espera-se que o conhecimento adquirido neste estudo possa contribuir para que se tenha um olhar ampliado para as questões esportivas e de exercícios, e que os aspectos aqui identificados possam ser aplicados posteriormente para uma atuação que promova saúde e qualidade de vida de pessoas e comunidades.

Fonte: Carvalho et al. (1996); (CARVALHO et al.,1996, p. 79); Weinberg e Gould (2001);STRAUB (2005); TUBINO (2005).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


CAPTCHA Image
Reload Image