Medicamentos suprimem transmissão de HIV entre homens homossexuais

0
198
Homens jovens ou homossexuais ainda são as maiores vítimas da doença

“Nossas descobertas apresentam evidências conclusivas para homens gays de que o risco da transmissão do HIV com o supressor ART é zero”, disse Alison Rodger, professora da University College London, que co-liderou a pesquisa.

Realizado com cerca de 1.000 casais de homens gays, onde um dos parceiros era portador do vírus HIV—  o estudo europeu demonstrou que mesmo sem o uso de preservativos, a transmissão pela via sexual poderia ser suprimida pelo uso de medicamentos antirretrovirais que eram usados pelos enfermos.

Os casais tiveram acompanhamento da equipe por oito anos e após esse período, não houve registro de casos de transmissão da doença entre os parceiros.

De acordo com os pesquisadores, isso comprova que a terapia antirretroviral para suprimir o vírus à níveis indetectáveis, também impede a transmissão da doença através da relação sexual. A professora Alisson Rodger afirma que esta “mensagem poderosa” traz a possibilidade de acabar a pandemia do HIV, ajudando na prevenção da disseminação do vírus em populações de alto risco.

Os pesquisadores estimaram que o tratamento antirretroviral preveniu aproximadamente 472 transmissões de HIV durante oito anos.

Publicado no jornal médico Lancet nesta quinta-feira, o estudo avaliou o risco da disseminação entre casais homossexuais equilibrados por um parceiro HIV-positivo e outro HIV-negativo, e que não utilizavam de preservativos.

Fonte: Terra (editado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


CAPTCHA Image
Reload Image