Em busca do corpo perfeito, homens e mulheres tem procurado as clínicas de estética para obtenção de resultados rápidos e duradouros, o fácil acesso as informações têm desenvolvido um perfil mais exigente dos pacientes.
Antes os pacientes procuravam os profissionais, buscando orientações sobre qual o melhor tratamento, hoje, graças a avalanche de informações que nos cerca os pacientes já sabem qual procedimento gostariam de submeter, desconhecendo, portanto, as possíveis complicações .
Os tratamentos corporais tem sido a preferência nas clinicas de estética, destaca-se os tratamentos de redução de gordura localizada (Criolipólise, Heccus, Mesoterapia), na qual envolve na sua maioria, processos de lipólise, necrose gordurosa ou apoptose. Quando nos referimos aos tratamentos que induzem a lipólise, devemos ponderar algumas questões, como, identificar se o paciente que está em busca de algum tratamento para redução de medida classifica-se como pré obeso ou obeso, durante a avaliação já é sabido pelo profissional sobre a importância de se realizar além de uma anamnese, uma avaliação física bem feita, o que inclui a avaliação do IMC por exemplo, de acordo com uma publicação pelo Portal Brasil em 2015 o valores do Índice de Massa Corporal são, pré-obeso estima-se um IMC de 25-29,9 e para obeso grau I de 30-34,9.
Uma condição fisiológica da obesidade é aumentar a ação lipolítica, consequentemente elevando as concentrações de triglicérides essa condição somada ao processo de lipólise pode aumentar as chances de uma doença cardiovascular futura.
Outra condição que deve ser investigado, são os pacientes portadores de dislipidemia, um distúrbio nos níveis dos Lipídios. Classifica-se como primaria ou secundaria, onde estão associadas à produção excessiva e/ou remoção reduzida das lipoproteínas. De acordo com as novas diretrizes,  uma apresentação das dislipidemias primárias consiste em classifica-las de acordo com a anormalidade lipídica principal, a
13
hiperlipidêmica não costuma apresentar sintomas, sendo necessário uma investigação por meio de achados clínicos. E a dislipidemia secundária é provocada por outras doenças ou medicamentos.
Nestas condições, para elaboração de um plano de tratamento corporal é necessário descartar as possibilidades de intercorrência que possam existir. Os exames indicados para descartar tais complicações, pode ser realizado até mesmo no próprio consultório. A empresa ROCHE possui no mercado um aparelho portátil o Acurtem Plus , onde é possível dosar colesterol, triglicérides, glicose, lactato outros analitos, possibilitando uma maior agilidade no processo de avaliação.
Em caso de suspeita de dislipidemia, por exemplo, a indicação é realizar o teste rápido em consultório e observar os resultados, com prévio conhecimento de que os valores de referência, para essa condição, os valores definidos da concentração sérica de HDL colesterol (colesterol ligado à lipoproteína de alta densidade) ≤ 35 mg/dℓ (0,9 mm) e/ou concentração sérica de triglicerídeos ≥ 250 mg/dL (ROBERT et al, 2016, p.177-184).
Paciente portadores do diabetes mellitus tipo 2, devem ser rigorosamente avaliados antes de iniciar qualquer procedimento, a história natural do diabetes é marcada pelo aparecimento de complicações crônicas, geralmente classificadas como microvasculares – retinopatia, nefropatia e neuropatia – e microvasculares – doença arterial coronariana, doença cerebrovascular e vascular periférica . Além dos comprometimentos citados a cima, os pacientes portadores são acometidos por 14 uma desidratação cutânea, o que aumenta as chances de lesionar o epitélio, caso a pele não receba alguns cuidados especiais prévios como uma hidratação, dentre os procedimentos lesivos, podemos destacar o microagulhamento e a Criolipólise que são procedimentos não invasivos, porém tem como intuito causar uma lesão mesmo que superficial, para pacientes diabéticos essa lesão pode ser mais extensa, além do que a cicatrização destes paciente são mais lentas, devido a disfunções endoteliais . Assim como os vasos sanguíneos mais estreitos por causa desses níveis altos de glicose, dificultando a circulação do sangue, além afetar o sistema de defesa do corpo, diminuindo a sua eficiência, assim as infecções podem ocorrer com mais facilidade para confirmação dos níveis de glicemia, o teste pode ser realizado no próprio consultório, assim como nos casos do perfil lipídico, o Accuntred Plus (Figura 1) também pode ser usado para dosagens de glicose, atentar-se aos valores de referência, até 100 mg/dl é considerado normal; entre 110 e 125 mg/dl é indicativo de pré-diabetes; acima ou igual a 126 mg/dl é estágio de diabetes .
Um alerta realizado pelo Ministério da Saúde, traz um dado preocupante que a maioria dos brasileiros estão acima do peso, não necessariamente obesos . Pessoas nestas condições, acima do peso, quando chegam a uma clínica de estética, buscam por tratamentos que lhe ofereçam um resultado imediato e duradouro, é necessário ter prudência quanto ao desenvolvimento de um plano de tratamento, é importante que seja excluído todas as possibilidades de uma provável patologia que tardiamente pode se agravar pelo procedimento que será proposto pelo profissional, por exemplo, pacientes em condições de esteatose hepática não alcoólica ou fígado gorduroso, como o próprio nome já diz, ocorre um acumulo de gordura no interior dos hepatócitos (Células hepáticas), as principais causas de esteatose são, obesidade, diabetes, hiperlipidemia, drogas, produtos tóxicos e doenças sistêmicas (MINCIS, 2018). Recomenda-se dosagens de triglicérides, colesterol total e glicose, além das provas de função hepática, TGO (Homem até 50 U/L-Mulher até 35 U/L), TGP Homem até 50 U/L-Mulher até 35 U/L), GGT (Homem até 55 U/L Mulher até 38 U/L), para rastreamento.
Os tratamentos estéticos faciais como, peelings, Botox, preenchimentos e uma simples limpeza de pele, requer uma atenção quanto a processos 15
alérgicos que podem acometer os pacientes a medida que se expões a determinados ativos. O diagnóstico das doenças alérgicas é feito primariamente por história clínica detalhada e pelo exame físico. Para a confirmação do diagnóstico é necessário demonstrar a presença de IgE específica contra alérgenos inalantes ou outros alérgenos envolvidos na história clínica .
Nos casos da Toxina Botulínica (Botox) que é uma neurotoxina que possui alta afinidade pelas sinapses colinérgicas, ocasionando um bloqueio na liberação de acetilcolina desses terminais nervosos usado para amenizar rugas e marcas de expressão, possui uma duração média de 4 a 6 meses, entretanto, a sua durabilidade requer a presença de algumas substancias no organismo, como o Zinco por exemplo, onde na sua deficiência o efeito do tratamento tende a ser menos tempo.
É relevante mencionar, que existem diversas intervenções estéticas disponíveis, seja corporal ou facial. Independente de qual seja a terapêutica proposta a anamnese continua insubstituível nas seguintes condições: a) formular hipótese diagnosticas; b) estabelecer uma boa relação profissional-paciente; c) tomada de decisões

 

Referências AMARAL, Mônica Lenzi. Diabetes e Cicatrização: onde está a dificuldade? Disponívelem:<http://www.diabetesevoce.com.br/blog/diabetes-ecicatrizacao>. Acesso em: 28 fev. 2018.

NUNES, Rodrigo A importância dos exames laboratoriais na triagem e avaliação estética. 2017. Disponível em: <http://farmaciaestetica.com.br/exames-laboratoriais-estetica>. Acesso em: 22 ago. 2017.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Metade dos brasileiros está com excesso de peso: Estilo de vida. 2015. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/saude>. Acesso em: 28 fev. 2018 BARONE, Bianca et al. Cetoacidose Diabética em Adultos – Atualização de uma Complicação Antiga. 2007. 15 f. Dissertação (Mestrado Endocrinologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

COLHADO, O. C. G; BOEING, M; ORTEGA, L. B. Toxina Botulínica no Tratamento da Dor. Rev Bras Anestesiol, 2009; 59: 3: 366-381 DAHER S; GALVÃO C.; ABE A. Diagnostico em Doenças Alergicas Mediadas por IgE. Rev. Bras. Alerg. Imunopatol. 2009;32(1):3-8
KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: 2014. 193 p. Práxis Educativa (Brasil), 11 (2), 531-534. LANDO, Engrácia Canda Xona. Terapêutica II: Anamnese. 2016. 20 p. Pesquisa Bibliográfica (Graduação em enfermagem) – Instituto Superior Politécnico de Integração Nacional, Luanda, 2016. MARTÍNEZ, Michelle M. et al. Pharmacological Zinc and Phytase
17
Supplementation Enhance Metallothionein mRNA Abundance and Protein Concentration in Newly Weaned Pigs1. 2004. 7 f. Dissertação (Doutorado em nutrição) – Michigan State University, Michigan, 2004 MINCIS, Moysés; MINCIS, Ricardo. Esteatose e esteato-hepatite não alcoólicas Moreira. 2006. 6 p. Dissertação (Doutor)- Faculdade de Ciências Médicas de Santos, São Paulo, 2006.

NASCIMENTO, Shirlaine de Azevedo. Em busca do corpo perfeito: um estudo do narcisismo. 2007. 6 p. Dissertação (Especialização em Psicologia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008. PORTO Celeno.

Anamnese Fábio. In: CELENO PORTO, Celmo; LEMOS PORTO, Arnaldo. Semiologia Médica. Goiás: Guanabara Koogan, 2014. cap. 6, p. 46-62. v. 7. SCHWARTZ, Michael et al. Obesity Pathogenesis: An Endocrine Society Scientific Statement. 2017. 31 p. Dissertação (Doutorado Endocrinologia) – University of Michigan, Washington, 2017.

SNYDER, Michael; WILLIAMSON, Mary L. Wallacha-Interpretação de exames laboratoriais. 10. ed. São Paulo. Guanabara Koogan, 2016. V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


CAPTCHA Image
Reload Image