Saúde forte é saúde multidisciplinar

0
1989
Dizer  que a saúde multidisciplinar é o que  há  de mais moderno na condução das soluções para os problema da saúde é lugar comum em muitos discursos sobre o assunto  por aí, mas o que é realmente multidisciplinaridade ?
Simplesmente a reunião de várias profissões capitaneadas  pela medicina?
Qual a autonomia de cada profissão dentro desta equipe?
Porque outras profissões de saúde tem pouca autonomia dentro de equipe multidisciplinar?
A resposta para estas questões passa urgentemente pela qualidade dos profissionais envolvidos, ganha-se respeito pela excelência do profissional e não apenas por leis.
A distância entre as profissões não médicas na saúde, gera uma rivalidade livre de qualquer benefício para todos os envolvidos inclusive e principalmente ao cliente final.
O fortalecimento de profissões como odontologia, biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, nutrição e outras passa pela integração e  o respeito entre as mesmas, dando ênfase as habilidades reais de cada formação e não a debates políticos infrutíferos.
Somente a ciência, e o uso da ciência nos trará embasamento, somente a verdade imposta pelo conhecimento nos dará credibilidade perante ao mercado de trabalho e nos trará força contra qualquer ato que venha dizer o contrário.
A multidisciplinaridade é o que há de melhor na área da saúde, dizem os especialistas, insistem, então  está na hora de nós especialista provarmos isto com a  integração entre nossos conhecimentos, através dos conselhos profissionais envolvidos, entidades representativas, empresas, escolas em geral, e cabe a cada indivíduo que faz parte da equipe multiprofissional lutar por isto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


CAPTCHA Image
Reload Image