Atuação do profissional de estética frente a gripe H1N1

0
673

Diariamente no atendimento estético estamos em contato com nossos clientes  a percepção de qualquer sintoma que indique infecção deve ser um alerta para a saúde deste cliente e também para realização do tratamento. Sendo assim o conhecimento da Gripe H1N1 é fundamental, bem como identificar e orientar o seu cliente.
A Gripe H1N1 é uma doença causada pelo vírus Influenza A H1N1, uma mutação do vírus da gripe. Essa gripe é transmitida da mesma maneira que a gripe comum, mas os seus sintomas são mais fortes, repentinos e, se não tratados logo no início, podem levar a pessoa ao óbito.
Os vírus da influenza A, de agente etiológico Myxovirus influenzae, são os únicos capazes de provocar epidemias anuais frequentes e, em menor proporção, pandemias.
São capazes de atingir todas as faixas etárias em um curto período de tempo, característica possível devido ao seu grande poder de variabilidade e adaptação.
Por possuir material genético de natureza fragmentada, o vírus passa por várias mutações durante a fase de replicação. Nesse processo, as proteínas da superfície (hemaglutinina e neuraminidase) se modificam.
As mutações que o vírus influenza sofre acontecem de forma independente. Como consequência, uma variante do vírus pode passar a circulação entre a população e causar a doença.
O surto global teve início no México, em 2009, expandindo-se posteriormente para a América do Norte, Europa e Oceania. Em abril daquele mesmo ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a epidemia era uma “emergência na saúde pública internacional”, isto é, todos os países do planeta estavam sujeitos a doença.
A Gripe H1N1 estava, em uma escala de 1 a 6 de alerta da OMS, na escala 6, definindo-a como pandemia em todo o mundo. Em 2010, o Brasil teve mais de 58 mil casos da doença e 2.100 mortes confirmadas.
A Gripe H1N1, assim como a gripe comum, pode ser transmitida através do contato de objetos contaminados, gotículas respiratórias no ar e contato com a saliva de alguém que esteja com o vírus.
Uma pessoa infectada com o vírus pode transmiti-lo entre 24 horas e 7 dias após a contaminação, ou seja, todo cuidado é pouco com as nossas precauções. Existem grupos de risco para a doença, dentre eles:
* Pessoas a partir de 60 anos;
* Grávidas a partir de 12 semanas;
* Mães com até 45 dias pós parto;
* Crianças de 6 meses a 5 anos;
* Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;
* Trabalhadores da saúde;
* População indígena;
* Portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza
* Pessoas privadas de liberdade.
A esse grupo seleto, o sistema público e privado de saúde oferecem a vacina de prevenção contra a Gripe H1N1.
Dentre os sintomas, podemos destacar os mais conhecidos nossos, como:
* Febre acima dos 38 ºC;
* Dores no corpo;
* Dores de garganta e de cabeça;
* Tosse seca;
* Espirros;
* Calafrios;
* Fadiga ou cansaço.
Além desses sintomas, é possível, ainda, que também ocorra diarreia e vômito na pessoa infectada, mas esses não são tão recorrentes quanto os acima relatados.
Como prevenir a gripe H1N1:
– Beba bastante água, para que não haja acúmulo de secreção;
– Lave as mãos sempre com água e sabão e evite colocá-las no rosto e, principalmente, na região da boca;
– Se não puder lavar as mãos, carregue na bolsa um frasco de álcool em gel para esterilizá-las;
– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas e copos;
– Evite o contato muito próximo com alguém infectado;
– Evite frequentar lugares fechados e com muitas pessoas;
– Mantenha hábitos saudáveis;
– Se achar necessário, use máscaras de proteção para não ficar em contato com gotículas contaminadas que estejam no ar;
– Vacine-se.
No atendimento estético procure identificar o cliente que apresenta os sintomas da doença e oriente procurar o atendimento médico imediatamente. Serão suspensos qualquer tratamento estético até a melhora e também liberação médica. Lembrar sempre que a saúde do seu cliente está acima de tudo.

Dra Márcia Costa
Biomédica Esteta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


CAPTCHA Image
Reload Image